MENU

Pesquisa de MercadoA FEBRAEC realiza Pesquisas de Mercado que contribuem com o desenvolvimento de empresas de diversos segmentos e, consequentemente, favorecem o crescimento da economia do país. Estas pesquisas visam descobrir ou comprovar fatos, resolver problemas atuais ou evitar os futuros, além de confirmar teorias ou hipóteses. Elas servem também para validar ferramentas de gestão, processos, procedimentos ou experiências.

Para o trabalho de campo, a FEBRAEC utiliza vários métodos de pesquisa de acordo com a necessidade de cada cliente:

Pesquisa de Opinião: tem o objetivo de conhecer a satisfação, expectativas ou tendências dos consumidores e população em geral. Ela pode apontar informações importantes sobre produtos e serviços usados pelo público ou a opinião sobre diversos assuntos que fazem parte do cotidiano do país ou de uma região.

Pesquisa de Comportamento: para entender o comportamento dos consumidores, é preciso pesquisar os seus hábitos de consumo. Este tipo de pesquisa visa entender as reações, o comportamento e as preferências do público-alvo. Os dados analisados servem para apoiar decisões das empresas.

Pesquisa de Tendências do Mercado: utilizada pelas empresas para monitorar e analisar tendências (hábitos) do público-alvo para que possam lançar novas estratégias de marketing ou desenvolver com segurança novos produtos ou serviços. Na medida em que se percebe uma mudança de hábito, é possível fazer uma projeção de tendências para o mercado.

Pesquisa de Investigação: aplicada quando se deseja identificar a causa de um determinado fato ou problema. Por exemplo, uma empresa comercializa um produto, percebe que houve uma queda nas vendas em uma determinada região e solicita uma pesquisa para entender o motivo pelo qual o consumidor tem comprado menos, não consome mais ou prefere o produto da concorrência.

Pesquisa Sensorial: utilizada para compreender como os cinco sentidos humanos (visão, olfato, tato, paladar e audição) determinam a tomada de decisão do consumidor. A pesquisa visa analisar a reação do indivíduo diante de aromas, cores, sabores e design. Estes estudos são direcionados e tem como objetivo a construção de conhecimentos necessários para a tomada de decisão e, consequentemente, a melhoria do resultado final do produto/serviço.

Pesquisa sobre Sentimento de Conforto: tenta identificar o sentimento de conforto, a sensação de comodidade do indivíduo. Ela tem o objetivo de analisar a reação do consumidor em relação ao uso de produtos ou serviços. Esta pesquisa pode ser aplicada em vários tipos de empresas de diversos segmentos.

Pesquisa sobre Percepção da Imagem: este tipo de pesquisa visa revelar como uma empresa, marca ou serviço é visto e percebido pelo público-alvo, se a imagem é positiva ou negativa, o grau de com conhecimento da marca, como se posiciona em relação à concorrência etc.

Pesquisa sobre Produtos e Serviços: o objetivo deste tipo de pesquisa é entender o posicionamento da empresa em relação à concorrência do ponto de vista do cliente. É uma pesquisa comparativa. Neste caso, é possível fazer uma comparação entre empresas, produtos e serviços.

Pesquisa B2B: tem o objetivo de avaliar a qualidade da relação entre as empresas e seus parceiros/fornecedores, compreender as necessidades das empresas em relação a certos produtos e serviços e entender o real motivo da preferência por determinado serviço, produto ou fornecedor analisando preço, prazo de entrega, qualidade etc.

Pesquisa sobre Clima Organizacional: esta pesquisa tem o objetivo de medir o clima organizacional dentro de uma empresa, avaliar o nível de satisfação dos colaboradores com relação a vários aspectos do ambiente de trabalho e a forma como os funcionários se relacionam uns com os outros.

Para obter estas informações, a FEBRAEC dispõe de recursos tecnológicos (multimeios) essenciais para captar imagem, áudio e vídeo do público-alvo. Atualmente, desenvolve novas plataformas que devem permitir a análise facial e a modulação da voz do consumidor. O objetivo é medir de maneira precisa o grau de convicção do indivíduo ao oferecer determinada resposta.

As pesquisas da FEBRAEC são realizadas em parceria com renomados Institutos de Pesquisa e Universidades Brasileiras e Estrangeiras. Elas são indicadas para empresas dos mais diversos segmentos do mercado: indústrias farmacêuticas, químicas, petrolíferas, alimentícias, automóveis, autopeças, metalúrgicas, siderúrgicas, mineração, embalagens, logística, transportadoras, empresas de transporte (ônibus, táxis, metrô e companhias áreas), saneamento, energia elétrica, instituições financeiras, empresas de varejo, serviços, saúde (clínicas médicas e hospitais), ou seja, setores que precisam da pesquisa de mercado para validar ações, consolidar marca, lançar produtos e melhorar serviços.